Comunidade ELA - Portugal

___________________ Ponto de Encontro - Esclerose Lateral Amiotrofica - Portugal

TEMA 7 - RENOVAÇÃO DE ASSOCIADOS PARA GARANTIR A CONTINUIDADE DA ASSOCIAÇÃO

Este é um tema transversal ao movimento associativo. Mas a APELA tem a particularidade de ter sempre, e ainda bem, poucos associados. E dentro dos poucos há sempre grandes dificuldades em ter pessoas disponíveis para os órgãos sociais.

Exibições: 94

Responder esta

Respostas a este tópico

A Tekas comentou o seguinte: "

Por isso, deixo aqui, um possível assunto a discutir: - Ser possível ser associado e não pagar quota, se comprovar ter bai(xíssimo)xo rendimento.

É o meu caso que da pensão que recebo (de notar que me tiraram o Subsº à 3ª pessoa porque agora estou num Lar) que dá apenas para pagar a mensalidade do Lar com ajuda da Seg. Social e 2 ou 3 medicamentos que tomo quase todos os dias. O Subs. de férias, reparto-o pelo ano todo, para pagar 2 sessões de fisioterapia por mês. E nada sobra!

Se este assunto pudesse ser discutido, agradecia."

Não é directamente uma questão ligada à renovação de associados, mas pode ser importante na manutenção de um número de associados mais expressivo. Por mim acho que abrir excepções destas é muito importante, tal como é importante nos serviços de fisioterapia e outros, que estão a ser prestados pela associação, os preços a pagar pelos associados serem adaptados às suas condições económicas.

Não está previsto nos estatutos esta questão, mas acho que deveria estar. Assim de repente, para além da Tekas, vejo mais 6 casos de pessoas que poderiam ser associados de plenos direitos se pudessem ter esta modalidade de ter as quotas em dia sem prejudicar a sua situação económica. E quem sabe assim até houvessem mais pessoas disponíveis para ocupar cargos nos órgãos sociais e assim garantir a continuidade da associação.

OBRIGADA meu "braço direito, esquerdo..." por teres exposto o assunto que mencionei.

Como já te disse, fica sem efeito a minha ida à reunião, pois não consigo comparsa e tu já estás atulhado até às pontas do cabelo, de trabalho... não precisas de alguém que te "trave os passos"!

Obrigada na mesma mas, é melhor assim. Outras ocasiões hão-de haver...

Beijinhos, fica bem...

Uma boa hipótese de renovar associados era ter algum tipo de modalidade de família associada. Por exemplo, um sócio poder inscrever elementos da sua família, pagando mais um euro de quota anual por cada elemento da família inscrito. Com a era informática, um euro suplementar chega bem para as despesas administrativas com os associados, e era uma maneira de mais pessoas receberem notícias da APELA e apelos a uma participação cívica mais activa. Quem sabe depois algum deles estivesse disponível para uma lista de órgãos sociais...

Olá Tekas Obrigada pela sugestão é lamentável e da parte da ApELA atuável o facto de reduzirem a pensão de uma pessoa ao limiar da sobrevivência. 

Estou de acordo, a quantidade de sócios é muito importante. E depois de acolher bem quem quer ajudar  é necessário não deixar perder a boa participação dos sócios antigos criando uma grande família de troca de experiências e apoio mutuo.

Tanto do que hoje somos, o devemos aos sócios e ao seu trabalho generoso: As obras da sede, o Núcleo do Porto os encontros de angariação de fundos, a doação de bens agora precisamos do fundamental para fazer de todos esses meios materiais e humanos uma grande orquestra precisamos de ordem e temos de ser nós a definir e acompanhar o que a ApELA vai fazendo. 

Pedi à Abrela para participar também nestes temas eles estão a trabalhar bem em muita coisa tal como nós só que eles fazem-no à mais tempo e por isso já passaram pelas dificuldades que agora estamos a passar e outras serão especificas do pais deles. 

RSS

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Membros

© 2017   Criado por Pedro Monteiro.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço